Hoje vou falar sobretudo sobre as minhas ferramentas favoritas, protocolos e procedimentos que ajudam a prevenir problemas para si mesmo, o

u para os próximos. Mas aconselho sempre a fazer uma visita ao seu Higienista Oral ou Médico Dentista para ter um conselho mais personalizado.
Devido à falta de escovagem e de tratamentos dentários os nossos seniores estão a “morrer”.
Uma má Higiene oral pode causar a inalação de bactérias que se alojam nos pulmões, podendo causar pneumonias.Dormir com próteses dentárias também é um factor de risco.
Pneumonia é uma das causas mais comuns de morte em pessoas idosas. Normalmente morrem cerca de 30% de casos de pneumonia por aspiração.
Se a boca não estiver saudável o corpo também não o estará.
Os seniores entre 65 e 79 anos de idade tomam em média 14 medicamentos por dia. Acima dos 80 anos são 18 medicamentos por dia.
O problema mais comum deste excesso de medicamentos é a Xerostomia, o que provoca um risco elevado de desenvolver cáries e de problemas gengivais.
Os seniores enfrentam um elevado risco de problemas com ligação oral-sistémica, como doenças cardiovasculares, diabetes, demência, entre outros. Nos que apresetam uma deficiência da imunidade, os seus corpos não conseguem combater o excesso de patogéneos orais que entram no sistema sanguíneo, derivados de infecções gengivais, cáries e má higiene oral.
Uma pobre higiene oral nos idosos dependentes leva-os a cair numa espiral de doença, dores e possíveis causas de morte que podem ser prevenidas.
Nós podemos fazer melhor e temos ferramentas para isso.
A higiene oral não tem de ser perfeita mas temos de fazer o nosso melhor.
Ferramentas:
1. A escova como é óbvio. MAs para pessoas com pouca detreza manual, mesmo a escovagem pode ser complicada.
Se os próprios idosos fizerem a escovagem tentem alargar o cabo da escova, com esponja, fita adesiva, etc… e para os que não conseguem fechar a mão podemos colocar uma banda de tecido, onde pode enfiar a mão.
Se tiverem uma escova eléctrica é ainda melhor. Mas seja eléctrica ou manual lembrem-se sempre de massajar a gengiva.
A minha escova eléctrica favorita nestes casos é a 30 Second Smile Toothbrush. É rápida, fácil de segurar e o paciente só precisa de morder sem muita força, que a escova faz tudo sozinha
2. Pasta de dentes – mas qual?
Procuro sempre uma que não faça muita espuma. Dentífricos sem SLS ( Sodium Lauryl Sulfate) não espumam.
A minha favorita é a CURAPROX Enzycal.
3.Xylitol
Substituto do açúcar que ajuda a manter a boca num estado saudável. Encontra-se me pastilhas, dentífricos, elixires, etc…
4. Produtos para a Xerostomia
- 100% Xylitol
- MedActive
- Xylimelts an Oracoat
- Act Dry Mouth Lozenges
- Rincinol
- Neutrasal
- SAlese
- Tebodont
5. Higiene Interdentária
Estes são os melhores meios em pessoas idosas.
6. Visite o seu Higienista Oral ou Médico Dentiste regularmente
Importante lembrar que mesmo que o idoso possua próteses completas, parciais ou tem a sorte de ter os seus próprios dentes naturais, é sempre preciso fazer a higiene oral tanto quanto possível. Restos alimentares, placa bacteriana e patogéneos orais podem levar as outros problemas de saúde.
Este é o momento de parar esta epidemia de má Higiene Oral nos nossos seniores. De meter fim a esta falta de saúde oral e a dor e destruição que causa. Nós sabemos como. Não vale a pena?
Gostar disto:
Gostar Carregando...
Relacionado