“Profiláxia é a limpeza dos dentes” ¿¿¿¿¿
Quantas vezes ouvimos esta expressão? “Limpeza”? Ora bem a destartarização é um procedimento clínico… Uma limpeza é realizado por uma “Mulher a dias”, mas uma profiláxia é realizado por um profisional de saúde, quer seja dentista, quer seja higienista oral.
O objectivo da profiláxia é a prevenção de doenças orais… (eu dúvido que uma mulher a dias consiga atingir este objectivo).
Mas agora aqui vem o ponto que dói…
A culpa dos nossos pacientes se dirigirem à profiláxia como “limpeza dos dentes” é nossa… Uma das nossas grandes responsabilidades é a educação do paciente e como tal temos como prioridade ensinar ao paciente a enorme diferença que existe entre uma “limpeza” e um tratamento profilático.
A designação de “limpeza” nao dá a importância necessária ao tratamento nem ao profissional que realiza o tratamento.
A profiláxia é todo e qualquer procedimento que incentiva à prevenção de doenças orais: destartarização, alisamento radicular, polimento, airflow, educação do paciente, medição de bolsas, aplicação tópica de flúor, conselhos personalizados, despiste dentário, entre muitos outros procedimentos…
Tudo isto e ainda dizemos que “limpamos dentes”?… Se não dermos crédito ao nosso trabalho os nossos pacientes nunca vão fazer.
Para podermos transmitir a importância da profiláxia na prevenção de doenças orais e não só, temos de começar pela a educação do paciente neste ponto e enquanto não o fizermos eles nunca vão compreender o porquê da “limpeza dos dentes” ser assim tão importante…
Ora vamos deixar de ser “mulheres a dias” e começar a ser profissionais de saúde oral e realizar tratamentos profiláticos.