Alguns pacientes ficam surpreendidos quando são informados que têm cáries, mesmo quando os seus dentes são brancos. Apesar de os dentes brancos serem esteticamente mais atraentes, isto não significa que são mais saudáveis que os dentes mais escuros. E vice-versa. Isto apenas mostra que não há um forte relação entre a saúde e a cor dos dentes. Vamos então falar de alguns mitos:
Mito: Dentes amarelos não é normal
Algumas pesquisas mostram que os dentes mais amarelados são mais resistentes à cérie que os dentes mais brancos. Na realidade, à medida que envelhecemos, o fluxo sanguíneo nos dentes é mais reduzido, o que leva a uma aparência mais amarelada.
Mito: Dentes brancos são mais saudáveis
O abuso de produtos branqueadores podem causar dano no esmalte. Quando o esmalte está danificado, os dentes são mais susceptíveis à cárie. E ainda dentes extremamente brancos são um sinal de excesso de flúor ou deficiência de cálcio.
Mito: Dentífrico branqueador, branqueia os dentes
Este tipo de dentífricos, normalmente são mais abrasivos e apenas removem as manchas da superfície do dentes. Isto revela a sua cor natural, que pode ser branca ou amarela. O dentífrico não muda a cor natural do dente.
Mito. Os dentes são naturalmente brancos
