Leucoplasia Oral

A Leucoplasia Oral é uma das lesões mais comuns potencialmente maligno ou causadoras de cancro da mucosa oral. A leucoplasia oral pode ser definida como “Uma lesão predominantemente branca da mucosa oral que não pode ser caracterizado como qualquer outra lesão definível; algumas leucoplasias orais transformar-se-ão em cancro”. Não é uma doença, por si só. É a resposta de um corpo, em vez de uma resposta adaptativa da mucosa viável e saudável para um baixo grau, irritante sustentado.
Estas são também chamadas como lesões pré-cancerosas, que se ignoradas pode mais tarde, levar a qualquer uma das formas mais graves de cancro oral.
É mais  comum em idosos, e em pessoas com o nível de imundade mais baixo.

Factores de Risco:

  • Irritação constante que é causada à mucosa oral por qualquer produto químico e mecânico entre outros (aqui podemos inserir, por exemplo, o tabaco);
  • Vírus Papiloma Humano;
  • Candida Albicans;
  • Álcool;
  • Reacção electrogalvânica entre metais diferentes na cavidade oral;
  • Radiação UV.
Classificação:
Leucoplasia Oral Homogénia
 
Leucoplasia Oral Não-Homogénia
 
Leucoplasia Oral Homogénia Fissurada
 
Leucoplasia Oral Não-Homogénia Nodular

Autor: Celso Da Costa

Caros leitores, caso tenham alguma dúvida, sugestão ou crítica podem contactar-me a todo o momento para o e-mail: higienistacelso@gmail.com Higienista Oral formado pela FMDUL. - Dez 2010 - Nov 2011 Clínica Dentária Dentalis, Av 5 outubro, Lisboa, Portugal - Nov 2011- Nov 2015 Cabinet Dentaire Dr. Givel, Cossonay et St-Sulpice, Vaud, Suisse - Depois de Dez 2015 Clinique Dentaire Adent, Ecublens et Yverdon, Vaud, Suisse Agora o Blog também está no Facebook: http://www.facebook.com/OHigienistaOralBlog

7 thoughts

  1. Olá. Fiz uma.biopsia e o resultado foi leucoplasia. Sem dispepsia. Fumo pouco, por volta de 5 cigarros por dia. E seu continuar fumando? Quais as chances de virar um câncer oral?

    Gostar

  2. Sim, eu entendi.
    Mas, gostaria que me esclarecesse os reais riscos caso eu continue fumando, ainda que pouco, ou seja, qual a chance (percentual) dessa leucoplasia tornar-se um câncer, caso continue fumando 5 cigarros.
    obrigada

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s