A Leucoplasia Oral é uma das lesões mais comuns potencialmente maligno ou causadoras de cancro da mucosa oral. A leucoplasia oral pode ser definida como “Uma lesão predominantemente branca da mucosa oral que não pode ser caracterizado como qualquer outra lesão definível; algumas leucoplasias orais transformar-se-ão em cancro”. Não é uma doença, por si só. É a resposta de um corpo, em vez de uma resposta adaptativa da mucosa viável e saudável para um baixo grau, irritante sustentado.
Estas são também chamadas como lesões pré-cancerosas, que se ignoradas pode mais tarde, levar a qualquer uma das formas mais graves de cancro oral.
É mais comum em idosos, e em pessoas com o nível de imundade mais baixo.
Factores de Risco:
- Irritação constante que é causada à mucosa oral por qualquer produto químico e mecânico entre outros (aqui podemos inserir, por exemplo, o tabaco);
- Vírus Papiloma Humano;
- Candida Albicans;
- Álcool;
- Reacção electrogalvânica entre metais diferentes na cavidade oral;
- Radiação UV.
Olá. Fiz uma.biopsia e o resultado foi leucoplasia. Sem dispepsia. Fumo pouco, por volta de 5 cigarros por dia. E seu continuar fumando? Quais as chances de virar um câncer oral?
GostarGostar
*sem displasia
GostarGostar
À leucoplasia é uma lesão potencialmente cancerosa, logo aconselho a diminuir os hábitos que podem ajudar no desenvolvimento da lesão como o tabaco ( por menos que seja)
GostarGostar
Sim, eu entendi.
Mas, gostaria que me esclarecesse os reais riscos caso eu continue fumando, ainda que pouco, ou seja, qual a chance (percentual) dessa leucoplasia tornar-se um câncer, caso continue fumando 5 cigarros.
obrigada
GostarGostar
Se for homogênea diz-se, segundo estudos , 40% de probabilidade, não homogênea tem um risco de 80%
GostarGostar
Uau! É muito, hein?!
Ok. Obrigada!!!!
GostarGostar