Pode fazer um resumo do seu percurso?
A escolha da área médica veio pela influência do meu avô, um famoso Ortopedista do século XX. Licenciei-me na Faculdade de Medicina de Dentária da Universidade do Porto em 2002, iniciei aí o meu percurso pela ortodontia. Uma pos-graduação e Mestrado de 3 anos em full time no ISCS-Norte e desde aí percorri um série de cursos de formação ortodôntica em Espanha, França, Alemanha e Taiwan. Em 2008 terminei um Master na filosofia Damon e desde aí dediquei-me a esta técnica quase em exclusividade. Nos últimos 3 anos tenho feito formação em Ortodontia lingual.
Porquê Ortodontia?
A ortodontia foi um caminho decidido logo no ultimo ano do curso de licenciatura. O fascínio por esta área veio pela admiração por alguns professores que tive na licenciatura e pela paixão pela estética que esta disciplina permite explorar.
O Pedro tem tido uma carreira bastante ativa na formação de ortodontistas. O que o levou a esta vertente da sua profissão?
O ensino é a minha maior paixão. Filho de um professor catedrático da área dos biomateriais e uma professora do ensino secundário de matemática, penso que herdei esta paixão.
Adoro ensinar, partilhar e trocar experiências com os alunos.
Pelos meus cursos já passaram mais de 120 alunos nos últimos 4 anos e os próximos cursos estão já esgotados.
Qual foi o episódio mais marcante na sua carreira?
Não consigo definir um episódio, fico feliz e emocionado quando um paciente termina o tratamento ortodôntico e sinto que mudei a sua vida. É maravilhoso dar auto-estima a alguém, dar auto-confiança, fazer alguém mais feliz.
Que acha da evolução da saúde oral?
Temos em Portugal excelentes Médicos Dentistas em todas as sub-especialidades e o reconhecimento pelos nossos pares estrangeiros é atualmente inequívoco. Num país com recursos limitados e acesso limitado à saúde oral, praticamos um medicina dentária de excelência.
O que acha que faz falta à saúde oral em Portugal?
Falta à saúde oral o mesmo que falta em tantas outras áreas – recursos financeiros.
Do que mais gosta na vida?
Família e Amigos são os pilares básicos para o meu equilíbrio diário.
Adoro viajar com a minha mulher e filhos
Uma paixão por automóveis
E o que menos gosta?
Inveja
Não vive sem o que no seu trabalho?
Apoio da minha equipa
Projetos para o futuro?
O ano 2017 será o ano da expansão da B.PCM.EDUCATION.
Em breve um projeto novo na área da ortodontia…
Deixe um conselho para os novos profissionais da área.
Aos meus alunos recomendo
Honestidade
Persistência
Investimento máximo na relação médico-doente