DentalArtist – Susana Ramos, Médica Dentista

Pode fazer um resumo do teu percurso ?13606465_1452734004740490_8120552416218436949_n

Licenciei-me em Medicina Dentária em 1996 no Instituto Superior das Ciências da Saúde- Egas Moniz.  Em 1998 conclui a Pós-graduação em Ortodontia no Centro Europeu de Ortodontia em Madrid e dois anos após a Formação Especializada em Ortodontia com o Prof. Dr.David Quintanilla em Santiago de Compostela.

Fui Assistente Clinica de Ortodontia no I.S.C.S- Egas Moniz de 1996 até 2000 e de 2004 até 2007.

Fiz o Diploma de Estudos Avançados na Faculdade de Odontologia da Universidade Complutense de Madrid, na área da Preventiva, Odontopediatria e Ortodontia em 2004 e no mesmo ano concluiu o Diploma Universitário em Implantologia e Reabilitação Oral na Universidade S. Pablo-Ceu em Madrid.

No ano de 2016 defendi Tese de Doutoramento intitulada “ Estudo Epidemiológico de Prevalência de Mal Oclusão da população caucasiana e negra na localidade de Baixa da Banheira.”, obtendo a classificação de  Sobresaliente “Cum Laude”.

Recentemente em  Dezembro de 2016 terminei a Pós-Graduação em Cronobiologia e Medicina do Sono na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave.

Porquê Medicina Dentária?

Desde criança que queria seguir carreira médica, depois mais tarde na Escola Secundária a ideia foi clarificando-se e decidi pela Medicina Dentária.

A Susana tem dedicado a sua carreira á educação dos mais jovens na saúde oral. Porquê esta via?

De há 10 anos a esta parte tenho vindo a desenvolver projetos comunitários, dos quais a educação aos mais novos têm tido grande relevo e dinamismo. A educação primária é a melhor fonte de aprendizagem e de fazer passar a mensagem da prevenção. Sigo o lema de “Aprender a Brincar” e tudo é muito mais fácil e divertido.

1230-bigA Susana é a autora do projeto de teatro infantil “Dr. Dentuças” e do livro infantil também. O que a levou a realizar este projeto?

O Teatro Infantil Dr.Dentuças, surgiu no decurso das solicitações que tive na altura para ensinar os mais pequenos, esta é sem dúvida a melhor forma de passar a mensagem. As crianças divertem-se e quem participa também!

O livro surgiu de um desafio endereçado por amiga e que ganhou asas. Está, à venda nas grandes livrarias do país , on-line em Portugal, Espanha e América do Sul.

Qual foi o episódio mais marcante na sua carreira?

Felizmente e graças a Deus tenho tido vários, mas destacaria a defesa da Tese do Doutoramento, como a realização de um sonho à muito adormecido.

Que acha da evolução da saúde oral?

A Saúde Oral tem evoluído de forma extraordinariamente positiva. A prática da medicina dentária em Portugal não se fica atrás do que se pratica em qualquer parte do mundo. No entanto existem algumas lacunas que penso seriam importantes colmatar, nomeadamente no acesso da população mais carenciada aos cuidados básicos de saúde oral.

O que acha que faz falta à saúde oral em Portugal?

Fazem falta condições económicas para que os cuidados básicos sejam acessíveis a todos.

Do que mais gosta na vida?

De ganhar asas e viajar ao sabor do vento.

E o que menos gosta?

Da hipocrisia, da mentira e da falsidade.

Não vive sem o que no seu trabalho?

Não vivo sem formação continua e tudo o que ela me proporciona, conhecimento, sabedoria e humildade para fazer mais e melhor.

Projetos para o futuro?

Não faço projetos! Vivo um dia de cada vez.

Deixe um conselho para os novos profissionais da área.

Sejam humildes e honesto para reconhecerem as limitações e procurem no conhecimento a forma de evoluírem pessoal e profissionalmente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s