DentalArtist – Cláudia Couto, Higienista Oral

Pode fazer um resumo do seu percurso ?

Terminei curso em 2003, trabalhei clinica exclusiva da área de ortodontia.De 2003 a 2004, planeei, e iniciei um projeto de saúde oral em saúde geriátrica com implementação especifica na CREPAS – Casa de Repouso da Enfermagem Portuguesa. Desde 2004 até dias de hoje, concilio o trabalho comunitário nesta mesma instituição e o trabalho em clinicas privadas.

20161205_151724-1.jpg

Porquê Higiene Oral?

Porque, na inevitabilidade de não ter entrado para o curso de 1ª opção, na altura, este pareceu-me ser o que melhor se adequaria á minha personalidade.

A Cláudia trabalha num lar de idosos como Higienista. Como surgiu essa oportunidade?

A oportunidade foi criada por mim! Ainda no curso de HO, durante o estágio de saúde oral geriátrica em centro de dia, idealizei construir um projeto semelhante, que fosse de encontro ás necessidades de saúde oral desta população.

A CREPAS, era para mim, uma Instituição de referência, por ser próxima da minha zona de residência, bem como o conhecimento de algumas das suas realidades.

Em que consiste o seu trabalho como Higienista no lar de idosos?

Para além daquilo que se pressupõe ser o trabalho do HO em comunidade, ( rastreios, encaminhamentos médico-dentários, ensinos para bons hábitos de ho a utentes, cuidadores…) neste tipo de instituições, em que a maioria dos utentes, por um ou outro motivo são dependentes de outros para as a suas AVD (Atividades de vida diária), torna-se indispensável que o HO, quando presente na Instituição, substitua o utente/cuidador para esta AVD.

Para além disso, outras das minhas atividades mais relevantes prendem-se com o acompanhamento dos utentes a,e durante consultas da especialidade de medicina dentária, gestão/organização do material necessário a cada utente para a sua ho diária, realização de adaptadores que facilitem aos pp e aos cuidadores a ho diária, interação com equipa enfermagem e médica sempre que existam problemas de alimentação com algum utente – despiste de patologia/problemas de saúde oral.

Qual é a sua opinião em relação à importância do Higienista num lar de idosos?

Deverá, como todos os outros técnicos, ter definida a sua área de atuação, sempre com vista á inclusão da saúde oral na saúde geral, sendo um apoio para utentes, famílias, cuidadores e restante equipa multidisciplinar.

O que acha da evolução da saúde oral em Portugal?

Estaríamos um dia inteiro a discutir este tema!

Na minha opinião, falta aos profissionais da saúde oral de uma forma geral, o hábito de olhar para o paciente de uma forma holística, não centrando apenas as atenções na cavidade oral!

Qual foi o episódio mais marcante na sua carreira?

Falecimento dos utentes da CREPAS.

Do que mais gosta na vida?

Da minha família.

E o que menos gosta?

Que tantas pessoas estejam abaixo do limiar das condições mais básicas de vida.

Tem projetos para o futuro?

Se tiver saúde, trabalhar, ver as minhas filhas crescerem, ajudando-as a crescer a cada dia.

Deixe um conselho para os novos profissionais da área.

Proatividade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s