Doenças Periodontais vs Artrite Reumatóide

Quando se vive com artrite reumatóide (AR), a escovagem, fio dentário, e visitas regulares ao higienista/dentista são especialmente importantes. Estudos mostram uma forte ligação entre AR e doença periodontal, uma condição inflamatória que pode levar à perda de dentes e outras complicações de saúde, como doença cardíaca.artritis-500x325-500x325

Um estudo alemão publicado em junho de 2008 no Journal of Periodontology mostrou que as pessoas com AR tinham oito vezes mais probabilidades de desenvolver doença periodontal, em comparação com pessoas sem AR. Um estudo da Universidade de Louisville no Kentucky publicado em setembro de 2013 na revista PLoS Pathogens descobriu que a bactéria que provoca a doença periodontal, Porphyromonas gingivalis, aumenta a gravidade da artrite reumatóide, leva a um início mais cedo da doença e causa sintomas de progressão mais rápida. E um estudo sueco publicado em março de 2016 na revista Arthritis & Rheumatology sugere que P. gingivalis pode ser um possível desencadeador de doença auto-imune em um subconjunto de pacientes com AR. “A ligação é confusa”, diz Terrance Griffin, DMD, presidente do departamento de periodontologia da Universidade Tufts School of Dental Medicine, em Boston. “Há tantos fatores que podem entrar em jogo, como a higiene oral. AR pode levar a perda de destreza, o que pode significar maiores dificuldades na escovagem. Mas isso só pode explicar parcialmente essa relação. “

Os médicos podem não saber ao certo como a doença periodontal e AR estão ligados, mas ambas as doenças têm inflamação em comum, o que pode explicar a ligação. A inflamação é uma resposta protetora do sistema imunológico a corpos estranhos como vírus e bactérias. Mas com doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide, o sistema imunológico desencadeia a inflamação por engano, embora não existam vírus ou bactérias para combater, diz Scott Zashin, MD, professor clínico associado da Universidade de Texas Southwestern Medical School e médico assistente do Texas Saúde Presbyterian Hospital em Dallas. Dr. Zashin diz que é possível que o sistema imunológico seja estimulado pela inflamação da boca e infecção “, desencadeando uma cascata de eventos onde a inflamação se desenvolve no local de articulações ou artrite.” Ele diz que controlar a inflamação através de melhores cuidados dentários poderia desempenhar um papel importante na redução da incidência e gravidade da AR.

Investigadores da Case Western University descobriram que quando as pessoas com uma forma grave de artrite reumatóide trataram com sucesso sua doença periodontal, a dor e outros sintomas da artrite melhoraram. “As pessoas que têm doença periodontal e AR deve ter uma equipa de cuidados informada composta de um médico e um periodontologista”, diz o Dr. Griffin. “Escovar e usar fio dentário pode ser um desafio para pacientes com AR, e é preciso encontrar soluções que os ajudem.

As doenças gengivais variam de gengivite, uma forma leve que causa gengiva “inchada”, a formas mais graves como periodontite, em que a inflamação afeta o tecido e osso que suporta os dentes. Algumas pessoas com AR também desenvolvem síndrome de Sjögren ou sicca síndrome, uma doença auto-imune das glândulas, que provoca a boca seca e aumento da cárie dentária. A gengivite, pode ser revertida com destartarizações regulares e uma boa higiene oral em casa.

Aqui estão algumas outras dicas da American Dental Association para tornar a vida dos pacientes com artitre reumatóide mais fácil:

  • Reinventar a escova de dentes. Para melhor a destreza com a escova de dentes, adaptationsadicione uma bola de tênis ou o guiador de uma bicicleta ao cabo da escova.
  • Experimente novos tipos de fio dentário. Experimente os suportes de fio, “easy-floss” ou threaders.
  • Doseadores de dentífrico.
  • STOP ao tabaco. Fumar é um grande fator de risco no desenvolvimento de doenças gengivais, e pode interferir com o sucesso de alguns tratamentos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s