
Considerem outras possibilidades…
Clínico:
Este é o caminho mais escolhido. Diagnóstico, planeamento, implementaçã0, avaliação e documentação para a prevenção, intervenção e controlo de doenças orais, colaborando com outros profissionais de saúde. Exemplos de locais para prática clínica:
- Clínicas dentárias privadas;
- Clínicas comunitárias;
- Hospitais;
- Clínicas universitárias;
- Estabelecimentos prisionais;
- Lares de idosos;
Empresas:
Estes Higienistas são empregados por empresas que suportam a indústria da saúde oral através de vendas de produtos ou serviços. Líderes na saúde oral, empregam frequentemente Higienistas Orais devido à sua experiência clínica e compreensão da prática clínica. Exemplos:
- Representante de vendas;
- Investigação de productos;
- Educadores corporativos;
- Administradores corporativos;
Saúde Pública:
Programas de saúde comunitária são normalmente criados pelo governo ou organizações não-lucrativas. Estes lugares são uma oportunidade para fornecer cuidados a quem não consegue ter acesso a tratamentos dentários. Exemplos de posições:
- Clínicos, Administradores, Investigadores;
- Criador de programas;
- Aplicação de programas escolares,
- Centros de saúde;
Investigação:
A investigação realizada por Higienistas tanto pode ser qualitativa como quantitativa. A investigação quantitativa envolve estudos de observação e analise dos seus resultados enquanto a qualitativa envolve testes de novos procedimentos, produtos ou teorias em precisão e eficácia. Exemplos:
- Universidades;
- Empresas;
- Agências governamentais;
- Oraganizações não-lucrativas;
Ensino:
Instructores que usam a teoria educacional e metodologia para ensinar cuidados de higiene oral competente aos profissionais. Existem empresas que também empregam instructores de higiene oral, para fornecerem formações contínuas aos Higienistas Orais licenciados. exemplos:
- Instructores clínicos;
- Professores Universitários;
- Directores de programas;
- Educadores empresariais.
Gestão:
- Director de clínica;
- Director de programas;
- Director de vendas;
- Qualquer estabelecimento ou empresa em saúde oral;
Empreendedor:
Ao usar a imaginação e creatividade para iniciar ou financiar novas empresas comerciais, alguns Higienistas tornaram-se empreendedores de sucesso nos mais variados negócios. Oportunidades:
- Desenvolvimento de produtos;
- Empresa de gestão da prática;
- Serviço de empregabilidade, (como encontrar higienistas para postos no estrangeiro);
- Empresa de consultoria;
- Speaker/ Autor.
Existem imensas oportunidades. Apenas temos de explorar.
Por sermos formados como “máquinas clínicas”, isso não quer dizer que não podemos explorar outras áreas… Alguns já o fizeram e tornaram-se referências a nível nacional, mas quem será o próximo?