As crianças podem ter Bruxismo?

CRIANÇA PODE TER BRUXISMO?

Sim. Bruxismo é o hábito de ranger ou o apertar com força os dentes durante o dia e/ou à noite. O bruxismo pode acontecer desde a primeira infância, a continuação deste hábito pode desgastar os dentes de leite e alterar a integridade das outras estruturas da boca. Associados ao bruxismo, pode haver relatos de dor de cabeça, zumbido, menos horas de sono do que o recomendado para a idade e alterações na postura da cabeça.

O bruxismo pode ter uma causa multifactorial, alertando para problemas de saúde física ou emocional da criança. Pela pouca idade, o paciente não sabe expressar precisamente sentimentos como ansiedade, medo, depressão, hiperatividade, frustrações, entre outros, que podem levar ao desencadeamento desta disfunção. Além disso, factores físicos como: alergias respiratórias, respiração oral e otites, também podem ser factores etiológicos do bruxismo.

DICAS PARA O CORRECTO TRATAMENTO DO BRUXISMO EM CRIANÇAS:

O tratamento do bruxismo evita problemas físicos, como as alterações na mastigação, no encaixe dos dentes e arcadas, e alterações das articulações da boca. Consultas adequadas na infância podem proporcionar maior controlo e conhecimento das situações emocionais pelas quais o paciente infantil está a viver e ajudá-lo a aprender a lidar com as suas emoções e frustrações. Por possuir etiologia multifactorial, espera-se que o tratamento correcto para o bruxismo seja multiprofissional, podendo envolver os profissionais da medicina dentária, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, psicologia e psiquiatria.

O essencial para o tratamento do bruxismo infantil é descobrir a sua etiologia, remover o agente etiológico, e instalar um dispositivo ortodôntico que diminua a força da contracção muscular e impeça o desgaste dos dentes de leite.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s