DentalArtist – João Pedro Ferreira, Higienista Oral

O Blog tem uma nova rubrica chamada “DentalArtist” !!!!

Esta rubrica tem como objectivo entrevistar e assim apresentar Profissionais de Saúde Oral de diversas áreas: Médicos Dentistas, Higienistas Orais, Protésicos, Assistentes Dentárias, Gestores, etc…

Hoje começamos com o nosso amigo João Pedro Ferreira, Higienista Oral, ao qual tenho de agradecer imenso por ter aceitado fazer a entrevista e por ser o primeiro grande Profissional desta rubrica…

Podes fazer um resumo do teu percurso ?img_3384

Iniciei o Curso de HO em Janeiro de 1992 (8º Curso) e terminei em Dezembro de 1994. Na semana seguinte iniciei o trabalho em part-time numa clínica em Coimbra e gradualmente fui completando o horário com outras clínicas em diferentes zonas. Entre 1999 e 2005 fui Presidente da APHO, período em que foi fundada a EDHF. Em 2004 frequentei o ISAVE para realização do complemento de Licenciatura em Higiene Oral. Em 2007 Realizei um Pós-Graduação em Economia e Gestão de Organizações de Saúde na FEUC. Entre 2005 e 2013 fui Presidente da AG da APHO. Entre 2013 e 2016 fui Assistente Convidado do CLHO da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre. Realização de acções de formação para profissionais de saúde. Orador em diversos congressos nacionais e internacionais.

Qual foi o episódio mais marcante na tua carreira?

Ao longo dos anos existiram vários…

Que achas da evolução da medicina dentária?

Acho que não podemos falar só em evolução da Medicina Dentária, mas sim da Saúde Oral.

Considero que nos últimos anos tem havido uma enorme mudança a todos os níveis, de uma forma geral para melhor mas com todos os problemas que poderão estar inerentes…

O que achas que faz falta a medicina dentária em Portugal?

Faz falta que os profissionais de saúde oral, na generalidade, aprendam que o mais importante no nosso trabalho é o nosso “humilde” contributo para a saúde oral dos nossos pacientes e da população. Para isso é fundamental que todos trabalhem em equipa, um conceito que para muitos parece desconhecido.

Do que mais gostas na vida?

Poder vivê-la da melhor forma possível sempre de consciência tranquila

E o que menos gostas?

Muitas coisas.. 😀

Não vives sem o que?

Honestidade

Projectos para o futuro?

Projectos futuros? Não existe nenhum definifo a curto prazo, as oportunidades vão sendo criadas ou vão surgindo. Estou sempre disponível para novos projectos e novos desafios.

Deixa um conselho para os novos profissionais da área.

Dêem o vosso melhor como profissionais, para isso não façam aquilo com que profissionalmente e eticamente não estão de acordo, sejam profissionais responsáveis!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s