DentalArtist – Miguel Amorim, Higienista Oral

Pode fazer um resumo do teu percurso ?img_20160424_145221

Após terminar o 12º ano,  tive de entrar no exercito porque na altura o serviço militar era obrigatório, concorri para várias universidades e entrei em HIGIENE ORAL no ISAVE, na altura foi 4 anos de licenciatura, terminando em 2008. Comecei logo a trabalhar na Clinica VISAGES em Viseu, fazendo a prática clínica de Higiene oral na área de Periodontologia e Ortodontia. 

Em 2009 fui até à Academisch Centrum Tandheelkunde Amsterdam (Dental Hygiene School Amsterdam)  fazer o curso de anestesia, permitindo-me assim ter total autonomia no meu trabalho diário como Higienista Oral.

Em 2010 iniciei em part-time numa clinica no Porto com o nome de ORALKLASS , CLINICAS DENTÁRIAS, exercendo Higiene Oral na área da periodontologia, implantologia e ortodontia.  Em 2014 fiz ainda um Curso Teórico-prático para Higienistas Orais em Reabilitação oral com implantes dentários pelo Caramês Advanced Education Center.

Enquanto estava a part-time na ORALKLASS, apareceu a oportunidade de integrar a equipa na CMI – CLINICA MEDICA DE IMPLANTOGIA em Leiria e na FACEALMEDICA na Marinha Grande, onde estive desde o inicio de 2014 até 2016, onde a pratica era mais direcionada para área de implantologia. Neste ano fui convidado para pertencer à equipa da ORALKLASS CLINICAS DENTÁRIAS a tempo inteiro, onde permaneço até ao momento, continuando a pratica na área de Periodontologia, Implantologia e Ortodontia.

 Tenho feito várias formações e presenciado em vários congressos não só na área de Higiene Oral mas também de Medicina Dentaria, Psicologia e Fisioterapia, uma vez que que devemos evoluir e não ficar parados.

Porquê Higiene Oral?

Enfermagem era o sonho de criança, incutido pelo meio pai, mas entrei em Higiene Oral no ISAVE com o objetivo de poder mudar de curso após o primeiro ano, assim que cheguei  ao termino do ano, tive a oportunidade de mudar como combinado mas como gostei tanto da experiencia que tive com Higienistas Orais como o Mario Rui Araujo, Celso Serra e Estela Castro, mudei o sonho e decidi que o que queria fazer para o resto da minha vida, seria então HIGIENE ORAL .

O Miguel esteve uma parte da sua carreira no exército. Como foi a experiência?

Foi uma experiência muito enriquecedora que me fez conhecer as dificuldades da              vida e todo o tipo de personalidade humana. Conheci pessoas fantásticas que ainda                 hoje guardo contacto. Estive 7 anos e meio ao serviço do exército militar no ramo da cavalaria. Tive a oportunidade de fazer uma missão ao Kosovo em 2005 onde me fez ver que em Portugal levamos uma vida muito boa e com todas as condições. Resumindo a vida militar foi uma experiencia única que todos nós devíamos passar não só para sermos Homens mas para darmos valor à vida.

Qual foi o episódio mais marcante na sua carreira?

A minha carreira ainda é um pouco curta, mas por todas as clinicas por onde passei        ficou sempre uma marca positivo que me ajuda a crescer a cada dia.

Que acha da evolução da saúde oral?

Tem havido uma evolução muito significativa, contudo ainda temos muito que fazer mas acredito que estamos no caminho certo.

O que acha que faz falta à saúde oral em Portugal?

Apesar de ser sempre o mesmo, falamos de prevenção, temos de continuar a lutar para que haja mais prevenção. Ainda existe muitas clinicas sem Higienistas Orais, acredito que as que não têm ainda não saibam qual a grande vantagem que têm em ter um Higienista Oral, mas quando souberem pode ser tarde demais para essas clinicas! Deixo a dica: As Clinicas que mais evoluem têm Higienistas Orais, porque será???

Do que mais gosta na vida?

Família. Eu vivo para a minha família.

E o que menos gosta?

Inveja, maldade e da facilidade das pessoas.

Não vive sem o que no seu trabalho?

Um grande espirito de equipa, simpatia, bom ambiente entre todos, independente do seu posto, para mim somos todos iguais com o objetivo único de ajudar as   pessoas e torna-las saudáveis.

Projetos para o futuro?

Na área da saúde quero aumentar os meus conhecimentos na saúde oral e ajudar a engrandecer os Higienistas Orais, continuando a melhorar a saúde oral de toda a gente, da melhor maneira possível. No âmbito pessoal, viajar mais e continuar a ser feliz com as pessoas que mais Amo (FAMÍLIA).

Deixe um conselho para os novos profissionais da área.

Acreditem na nossa profissão, se acreditarmos iremos conseguir, temos de continuar a lutar porque nunca ninguém disse que a vida era fácil. Bons tempos se avizinham.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s