Por que os atletas devem cuidar, também, da saúde oral?

Já sabemos que para um atleta ter um bom desempenho, ele deve cuidar de vários aspectos da saúde. Ou seja, é preciso ter, pelo menos, o acompanhamento de um nutricionista, de um ortopedista e de um fisioterapeuta. Mas, e a saúde oral? Será que os profissionais de saúde oral são importantes para garantir a boa performance desportiva?Woman outdoors drinking from a water bottle

Afinal, cuidar da saúde oral é mais importante do que se imagina, inclusive para quem pratica deporto. Por exemplo: a quantidade de carbohidratos ingeridos por um atleta e as bebidas energéticas que ele consome (todas ricas em açúcar e sais minerais) podem facilitar o aparecimento de cáries e da erosão ácida dos dentes. Esses pequenos problemas podem ser evitados através de um controlo regular.

As doenças periodontais, então, podem gerar problemas ainda mais sérios. Devido ao seu quadro de infecção, essas complicações tendem a diminuir a imunidade do organismo, como afirma pelo Médico Dentista Fernando Aparecido Kawaguchi. O especialista afirma que nestes casos a resistência é comprometida devido a um círculo vicioso: de acordo com ele, uma pessoa com infeções orais alimenta-se pior, dorme pior, apresenta dificuldade de concentração e, com isso, tem menor desempenho nas suas atividades.

Fernando ainda acrescenta que doenças periodontais muito severas são capazes de aumentar o risco de derrames e acidentes cardiovasculares. Isso acontece pela alteração das taxas de triglicérides no sangue, provocada pela infeção.

Outro cuidado importante é a utilização do protetor bucal, principalmente por atletas com maior chance de traumas durante a prática desportiva. Como afirma o Médico Dentista Alexandre Barberini, o equipamento é eficaz na absorção do choque, além de evitar o hábito de apertar os dentes, prática comum entre pessoas que vivem sob pressão. Barberini revela ainda, que atletas com excesso de cortisol no organismo tendem a sofrer de bruxismo e, assim, desenvolver outras complicações, como a enxaquecas e problemas na articulação temporomandibular (ATM). Por isso, procurar um profissional é a maneira correta de prevenir e evitar uma série de doenças.

Bem, como já falado em posts anteriores a saúde oral influencia a saúde geral, tornando-se indispensável para atletas de alto nível. O sorriso não é apenas estética…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s