Estudo liga Malformações Dentárias ao Cancro

Segundo a nova pesquisa, os indivíduos com anomalias dentárias podem enfrentar um risco maior de desenvolver cancro. O estudo foi realizado por uma equipa da Universidade de Pittsburgh e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os resultados foram publicados online em 20 de novembro no Journal of Dental Research.

O estudo envolveu 400 participantes. Como resultado da pesquisa, os autores concluem que as alterações genéticas que resultam em malformações dentárias e cancro são bastante similares.
Entre as principais malformações dentárias encontram-se agenesias. Esta condição descreve uma condição em que um ou mais dos dentes permanentes não se desenvolvem. Os pacientes portadores de tal distúrbio podem sofrer a perda de uma única ou um número limitado de dentes, denominado hipodontia, ou sofrer completa ausência de dentes (ieanodontia).

Vários estudos anteriores sugeriram que uma via compartilhada entre agenesia dentária e desenvolvimento de cancro. No entanto, o mecanismo molecular exacto (s) associada a esta interação proposta ainda estão em necessidade de mais investigações.

Durante este estudo específico, a população avaliada foi dividida em dois grupos, e 82 indivíduos com agenesias foram comparados com 328 indivíduos “normais” que representam um grupo de controlo.

Os resultados do estudo parecem sugerir que os pacientes com qualquer grau de agenesia dentária têm uma maior probabilidade de ter um histórico familiar de cancro. Enquanto isso, os indivíduos com certas variantes de marcadores de genes, que desempenham um papel no desenvolvimento do cancro, teve uma maior chance de ter agenesia de pré-molares.

Deve notar-se que isto era, essencialmente, um estudo de correlação, que é útil na definição de uma relação entre as variáveis ​​de potencial (neste caso agenesias e cancro). Ele não deve ser considerada definitiva com relação a uma determinada associação até randomizados controlados estudos prospectivos são concluídos. A equipa do estudo se concluir que uma investigação mais aprofundada ainda é necessária, a fim de confirmar se agenesia dentária pode ser um marcador para cancro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s