Medicina Dentária Holística

Este é um movimento com cada vez mais adeptos…Será que devemos apoiar? Será assim tão linear?
A Medicina Dentária Holística  enfatiza abordagens para atendimento dentário, que consideram a saúde oral do paciente no contexto do seu organismo como um todo, bem como a saúde emocional ou espiritual em alguns casos. É parte do movimento de saúde alternativa. Embora a Holistic Dental Network tem diversas práticas e abordagens, linhas comuns incluem;
  • Uma forte oposição ao uso de amálgama que contém mercúrio e outros materiais potencialmente tóxicos em obturações dentárias, 
  • Abordagens não-cirúrgicos para doenças gengivais,
  • A crença de que as Endodontias podem colocar em risco a saúde sistémica do paciente através da disseminação de bactérias aprisionadas nos canais dentários para o corpo. 

Na Medicina Dentária Holística, tudo o que acontece de alteração dentro da cavidade oral poderá repercutir no organismo em todos os sistemas biológicos, influenciando de forma directa o comportamento psicossocial, físico e familiar.


Muitas práticas  são criticadas pela comunidade tradicional dentária e cépticos da medicina alternativa em geral.
Holistic Dental Network  define o campo como: “. Uma abordagem de Medicina Dentária que promove a saúde e bem-estar, em vez de o tratamento da doença Esta abordagem de Medicina Dentária engloba tanto a ciência moderna e o conhecimento retiradas dos mundos grandes tradições de cura natural … A Medicina Dentária Holística reconhece e lida com a mente, o corpo e o espírito do paciente, e não apenas os seus “dentes” , e estabelece os princípios básicos a seguir “.:
A nutrição adequada para a prevenção e reversão de doenças dentárias degenerativa
Prevenção e eliminação de toxinas materiais dentários
Prevenção e tratamento da má oclusão dentária (problemas de mordida desequilíbrio físico =)
Prevenção e tratamento de doenças da gengiva em sua base biológica
A Holistic Dental Networkescreve na fundação dessa organização: “Em 1978, preocupados, Dentistas dedicados trabalharam juntos para compartilhar o seu interesse comum em modalidades de tratamento que não foram incluídos no currículo escolar dentário Algumas dessas modalidades eram muito recentes e outras eram muito antigas,. a única coisa que eles compartilhavam em comum era querer oferecer opções adicionais para o tratamento. Esses dentistas desejavam estabelecer uma organização que forneça um fórum para o desenvolvimento e partilha de terapias que promovem a saúde. uma mudança de ênfase inicial do dentista sobre as modalidades para uma consideração sobre as atitudes e sentimentos do paciente e do dentista. Mas o objetivo principal de ensinar e de aprender não mudou desde o primeiro encontro dos membros fundadores ” 
Caros Leitores, e qual é a VOSSA OPINIÃO???????

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s