Desta vez entrevistamos Noriko Kotaka, antiga presidente da Associação de Higienistas Orais de Osaka, Japão.
É verdade que as Assistentes Dentárias e os Higienistas Orais, são todos chamados de Higienistas no Japão?
Sim. Existem duas categorias de Higienistas no Japão. Uma que faz o mesmo que os Higienistas Orais Americanos, focando-se na parte clínica do trabalho, trabalhando diretamente no paciente. Outra trabalha como assitente do médico dentista ou recepcionista, que faz todo o resto do trabalho no consultório dentário.Para trabalhar em boca num consultório Japonês, os Higienistas têm de fazer a escola de Higienistas, fazer o diploma e passar um exame nacional. Os que não fazem a escola de Higienistas não podem tocar na boca do paciente.
Quais são os requerimentos para o Higienista trabalhar diretamente no paciente?
Tem de fazer 3 anos do Curso de Higiene Oral, o que pode ser extendido a 4 anos brevemente.
Sei, por facto, que a expansão do papel do Higienista Oral é um sido um problema no Japão. Pode falar mais disso?
Existem poucos educadores e por isso não podemos formar muitos Higienistas no Japão. Se não conseguirmos resolver este problema, não vamos conseguir expandir o nosso papel, apenas porque não temos bases.
Segundo as normas em vigor, os Higienistas devem trabalhar sob as instruções de um Médico Dentista. Isto limita o Higienista, que como tal, não pode ser independente e abrir o seu próprio consultório.
Como se sentem os Higienistas Japoneses em relação ao seu trabalho?
Os Higienistas Japoneses desejam expandir as suas responsabilidades nos consultórios, o que está a causar um pequeno conflito entre os Médicos Dentistas e os Higienistas Orais. Os nossos Higienistas desejam fazer mais pelos seus pacientes.
Em relação à ligação entre a saúde oral e a saúde geral. É um grande tópico no Japão?
Tem sido um tópico “In”. As pessoas estão a começar a compreender a importância da saúde oral na saúde geral. No inicio deste ano, a Associação Dentária Japonesa, começou a dar protagonismo neste tópico sobretudo em relação à diabetes.
A população Japonesa está a envelhecer rapidamente. Isto afecta a profissão do Higienista?
Os idosos levaram à evolução das regras e da profissão do Higienista Oral. Visitamos regularmente lares de idosos e fazemos mesmo visitas ao domicílio. Os Médicos Dentistas e os Higienistas Orais estão, também, a trabalhar em conjunto com líderes locais para estabelecerem novos programas de saúde oral para ajudar idosos e pessoas com necessidades especiais. Alguns Higienistas têm contratos com agência governamentais locais para fornecerem serviços de prevenção e manutenção.