Doenças no inverno: elas também prejudicam a saúde oral

Agora que o frio se faz sentir e sobretudo aqui onde me encontro que começou hoje a never é preciso relembrar que tambés as doenças tipicas do inverno têm consequências na saúde oral.alerta-mantenha-a-gripe-e-outras-doencas-respiratorias-bem-longe-neste-inverno-1461346577

Usar roupas quentes, aproveitar um bom filme em casa, embaixo dos cobertores, e tomar sopas e chás bem quentes. O inverno tem seu charme e muitos gostam de apreciá-lo. Porém, é nesta estação que aumenta a incidência de doenças respiratórias, como gripes, rinites alérgicas e, principalmente, sinusites. Como consequência, esses distúrbios podem trazer outro problema bem desagradável para a saúde oral: o mau hálito.

Isso ocorre porque, quando existe a constipação nasal a respiração passa a acontecer apenas pela boca. Com isso, a região fica mais seca, provocando uma descamação de partes microscópicas dos lábios e bochechas. Esses pedacinhos tornam-se um prato “apetitoso” para as bactérias, provocando o mau hálito.

Outro fator que leva ao mau hálito, relacionado com estas doenças, é o fato do muco produzido pelas narinas ficar gotejando na base da língua, eventualmente. Isso aumenta a formação da saburra lingual, o que colabora ainda mais para a halitose.

Para aliviar os sintomas da constipação nasal, em casos de gripe e processos alérgicos que possam levar a uma sinusite, o Ministério da Saúde dá as seguintes dicas: beba bastantes líquidos − ao menos, dois litros de água por dia. Outra orientação é aplicar de duas a três gotas de solução salina nas narinas, preparado feito com um litro de água fervida, uma colher de chá de açúcar e a mesma medida de sal (não se esqueça de esperar arrefecer, antes de aplicar).

Ainda segundo o Ministério da Saúde, inalações com a solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente também ajudam a eliminar as secreções. Além disso, evite o ar-condicionado, que dificulta a drenagem do muco e ainda dissemina agentes infecciosos. E, por fim, caso os sintomas não melhorem, procure um médico imediatamente.

doencas-inverno-orientacao-2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s