Uma Higienista na Coreia by Bo Kyoung Kim

Eu tive o enorme prazer de conhecer a Bo em Junho e desde então temos trocado informações e ideias.

A Coreia do Sul tem neste momento 56,950 Higienistas e 27,870 Dentistas para uma população de 50,965,180 pessoas, com umas incríveis 82 escolas que formam Higienistas todos os anos.

Espero que gostem desta partilha de experiêcias…

IMG_2237.JPG

Você pode descrever a Coreia de uma forma geral?

A Coreia está localizado no lado leste da Ásia.

A Coreia tem um muitas montanhas e é cercada pelo mar. A norte e oeste temos a China, e do lado sul está próximo do Japão. Temos muitas similaridades culturais com esses países, mas há diferenças óbvias presentes.

A Coreia é um país pequeno, mas temos duas grandes empresas internacionais, como Samsung e LG.

Na área dentária,existem 11 escolas de Medicina Dentária e 82 escolas de Higiene Oral. Temos um grande número de programas dentários aplicados, e temos avançado imenso na tecnologia dentária. Então, eu gostaria de dizer, que temos muito potencial de nos tornarmos um líder no campo dentário no mundo.

Pode descrever o seu percurso?

Eu fiz 3 anos na escola de higiene oral em 1997 e trabalhei como Higienista durante 10 anos na Coreia. Então decidi ir para o estrangeiro e fui para o Canadá para estudar Higiene Oral. No Canadá trabalhei como assistente dentária e Higienista durante 5 anos.

Depois voltei para o meu país para fazer o Mestrado e comecei também a trabalhar em part-time como instrutora numa escola de Higiene Oral.

Agora, que terminei o meu Mestrado em Patologia Oral, percebi que, se entendermos melhor o que está acontecendo nos tecidos duros e moles do paciente, isso vai abrir-nos os olhos e obrigar-nos a pensar maior.

Por que você escolheu higiene dental?

Honestamente, a razão pela qual eu escolhi a higiene oral era porque mostrou uma elevada taxa empregabilidade. E acabei por descobrir que eu amo este trabalho ainda mais após a prática clínica. Ter uma boa habilidade manual e ter uma boa habilidade de comunicação  encaixa perfeitamente comigo.

Como  pode descrever a Higiene Oral na Coreia?

A prática da Higiene Oral na Coreia é bastante ampla. Fazemos quase tudo na área dentária, sendo o mais frequente a destartarização, aplicação de flúor, selantes, raios-X e impressões para próteses e assim por diante. Eu gostaria de dizer que trabalhamos como um Higienista Oral, um Terapeuta dentário e um Assistente.

No passado, nós estávamos a fazer muito tratamento invasivo, mas recentemente mudamos mais em direcção à terapia profilática e assim, estamos em linha com o mais recente conceito periodontal. Muitos líder dentários, aqui na Coreia, estão a desenvolver e a executar novos programas de prevenção na sua prática. Assim, teremos os nossos próprios dados para decidirmos qual o programa mais eficaz.

Qual foi o momento mais marcante na sua carreira?

Para ser honesta, eu nunca tinha pensado no que estudar após o liceu.

No entanto, quanto mais avanço na profissão mais eu gosto do meu trabalho, mais eu queria fazer algo melhor para os pacientes. Isso me fez voltar a estudar. Na minha memória, quando me formei na escola de Higiene Oral no Canadá foi o momento mais marcante na minha vida. Para mim foi muito longo e difícil momento para viver e estudar num país diferente, numa língua estrangeira e sem nenhum parente lá. Mas finalmente consegui.

No trabalho, não consegue viver sem o quê?

Eu estou a trabalhar num consultório em Gangnam. Eu faço tratamentos profiláticos, trabalho periodontal e branqueamentos. Uma coisa sem a qual não posso viver é o perioflow-plus (EMS). Todo o meu trabalho começa sempre pela remoção do biofilme com produtos de abrasão por jacto. Especialmente o Airflow-plus que podemos usar em supra e subgengival. É muito conveniente e uma poupança de tempo.

Você tem projetos para o futuro?

Há muitos países que ainda não têm um posto de trabalho de Higienista oral. Eu acredito que o papel de um Higienista é fundamental na saúde oral. Eu quero ser uma educadora pioneira na implementação de programas de higiene oral nesses países.

Desde o ano passado, eu tento ensinar a técnica adequada de power scaler (piezoelétrico e ultra-sons) na parte do programa de educação contínua. Na prática usamos power scalers para a maioria dos pacientes, na escola de Higiene Oral ensinamos quase tudo com as técnicas manuais. Eu quero ser uma instrutora profissional na área de power scaler.

Deixe um concelho para os novos profissionais.

Olá a todos.13531993_2068850246673773_329489849_n.jpg

Não tenho a certeza o que muitos de vocês sabem sobre Coreia e os Higienistas na Coreia.

Vamos sediar a IFDH 2019 em Seul, Coreia. E claro que vamos preparar uma boa palestra para o simpósio. Também temos muitas actividades para desfrutar. Por favor. Venha se juntar a IFDH 2019 em Seul, Coréia. Você vai ser feliz aqui.

Quaisquer outras preocupações sobre a visita a Coreia consulte este site

http://www.visitkorea.or.kr/intro.html

http://www.kdha.or.kr/

Bo Kyoung Kim

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s