O melhor a fazer é Salvar o dente Natural…

Embora possa parecer uma solução simples, substituir um dente por um implante e evitar problemas futuros como cárie ou fractura da raiz, há algumas razões importantes pelas quais se recomenda a preservação do dente natural, se possível.

Dentes e implantes não são iguais.

O ligamento periodontal é a diferença!

Este ligamento liga a raiz do dente ao osso e actua como um amortecedor de choques para o dente, tranferindo as forças da raíz do dente para o osso. Sem um ligamento periodontal, não sentimos o dente ou com que força estamosa mastigar.

A função sensorial do ligamento periodontal ajuda a saber quando algo está errado com o dente.

  • Se o dente está a exercer muita força;
  • Se hà infecção ao redor do dente;.

O ligamento periodontal também suporta o osso circundante. Quando o ligamento (dente) é removido, a perda óssea acontece naturalmente. O ligamento periodontal também é um lar de várias linhas celulares que suportam o osso, tais como: os osteoclastos, osteoblastos, fibroblastos, cementoblastos, cementoclastos e células-tronco.

O ligamento periodontal permite, também, que o dente possa ser movido através do osso (ortodontia).

O ligamento periodontal tem um importante papel com a estética. Quando o ligamento é removido, e a perda óssea ocorre naturalmente, acontece a recessão gengival. Isto pode alterar a estética do dente, em especial na área estética anterior.

O ligamento periodontal também tem um efeito imunológico. O ligamento e as fibras do tecido conjuntivo gengival formam uma barreira para proteger o osso da invasão bacteriana.

Há momentos em que o dente natural não podem ser salvo. Se a raiz é fraturado, por exemplo.

Nesses casos especiais, um implante dentário pode ser o caminho ideal para substituir um dente perdido. Comercialização de implantes dentários por parte dos fabricantes tem feito esta opção de tratamento bem conhecidos do público, no entanto, os implantes dentários não estão livres de complicações ou necessidade de revisão (adicional) de tratamento ao longo do tempo. Ao entender as complicações que podem ocorrer com implantes,  os especialistas recomendam, “salvar o dente, se possível”.

Anúncios

One thought on “O melhor a fazer é Salvar o dente Natural…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s