A ordem correcta da escovagem, fio e elixir é mais ou menos importante para a saúde oral em geral. O principal objectivo da escovagem e do fio dentário é a remoção de placa bacteriana, prevenindo assim, a formação de tártaro e de doenças periodontais. O elixir apenas dá “ênfase” ao trabalho dos outros dois. Eu sugiro a seguinte ordem:
Em primeiro, passe o fio dentário. Ao fazer isto vai permitir que a pasta de dentes fluoretada penetre melhor nestas áreas entre os dentes. O fio limpa cerca de 1/3 da superfície dos dentes que não estão acessíveis de outra maneira.
Depois escove os seus dentes. O flúor da pasta ajuda a fortalecer o esmalte. Evite bochechar com água, pois vai bochechar também a camada de flúor que ajuda a proteger os seus dentes.
Finalmente, bocheche com um elixir fluoretado durante 30-60 segundos. Isto vai ajudar a aumentar a quantidade de flúor em contacto com os dentes.
Alguns são da opinião que devem escovar primeiro e passar o fio depois, mas isto não é o mais importante. O que realmente interessa é que a escovagem e o fio dentário removam a placa bacteriana. Contudo o elixir deve ser sempre no final, independentemente da ordem dos outros dois processos. como último passo, vai ajudar a manter o flúor em contacto com os dentes. Bom fio, escovagem e elixir!
estou confusa………se usar o elixir depois da escovagem não vai ser retirado o fluor que fica depois do uso da pasta dos dentes?
GostarGostar
Boa tarde Vera. A escolha do elixir deve ser feita com base nas necessidades de cada paciente. O elixir deve ser escolhido de maneira a que contenha flúor.
GostarGostar