Passar Fio ou não passar?

Devemos passar fio dentário?

Grande parte da comunidade Dentária comentou sobre o recente relatório da Associated Press questionando a eficácia do uso do fio dentário. Ao menos este estudo trouxe o tema do fio dentário às discussões do dia-a-dia sendo uma grande oportunidade para ter uma c

178461416 (470x270)_0onversa com os seus pacientes, amigos e família!

 

Fio dentário.

Isto é como eu olho para a questão. Há surpreendentemente poucos estudos bem controlados que suportam uso do fio dentário. Podemode perguntar “Mas porquê?” A resposta é fácil. A doença periodontal, na maioria dos casos, é uma doença de progressão lenta que pode levar anos a manifestar-se. Uma vez que ela se manifesta, o dano é irreversível.

Como conseguimols estudar isso?Teriamos de padronizar uma técnica de escovação, controlar tantas variáveis quanto possível, coisas como tabagismo, dieta, hábitos, consumo de álcool, as questões sociais, etc. Depois teríamos metade do grupo a usar fio e a outra metade não usar . O estudo iria durar anos ou, pelo menos, até ver uma tendência. Até então, uma certa quantidade de destruição irreversível teria acontecido. Nuncaa poderiamos ter um estudo como esse aprovado e se fosse, não seria ético.

Então, como podemos responder a estes opositores do fio? Bem, há vários pontos que gostaria de fazer:

O controlo de placa bacteriana não é um absoluto. Há “níveis” de controlo de placa e existem “níveis” de susceptibilidade à doença. Não precisamos remover toda a placa, apenas o suficiente para ficar abaixo do limiar da doença. Uso do fio dentário remove a placa interproximal, mas não toda, há concavidades que o fio dentário não vai tocar, mas consegue retirar a maior parte dela. Um ponto a seu favor para se manter saudável.

Uso do fio dentário não é um grande compromisso de tempo e, certamente, não cria uma dificuldade financeira. Então porque não colocamos as cartas no nosso lado da mesa?

É uma boa sensação depois de passar o fio. Eu, por exemplo, não consigo ficar com restos de alimentos presos entre os dentes e eu duvido que as outras pessoas gostam de ver um pouco de alface preso entre os dentes dos outros.

Aposto que muitos dos leitores concordam nestes pontos. Então – Eu, por exemplo, vou continuar a usar o fio dentário até que alguém prove que é realmente prejudicial!img_999x556$2015_10_15_20_05_56_140503

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s