Medições Periodontais – São importantes?

Não faz a medição de bolsas e isso deixa-o preocupado? Tem razões para ficar…

O padrão de qualidade de cuidados é geralmente definido como o nível de cuidados prestados pela maioria dos profissionais da mesma área. No entanto, devemos também considerar o conceito de “prática prudente”, que inclui “métodos ensinados nas escolas de higiene oral / medicina dentária, cursos de formação continuada, e / ou abordados em artigos” (Hodges, 1998).maxresdefault

Certamente, o registo periodontal é uma parte importante do diagnóstico da doença periodontal. No entanto, muitos higienistas devido à falta de tempo ou pressão por parte da entidade empregadora omitem o registo periodontal por ser demorado. Hodges (1998), citando McCullough, refere um estudo publicado no Journal of Periodontology que “revelou que, dos 2.488 registros escolhidos aleatoriamente em 36 consultórios dentários, apenas 16%  estavam completos no que diz respeito à informação periodontal”.

A incapacidade de diagnosticar a doença periodontal é uma das principais razões pela qual os dentistas são processados por negligência nos EUA. Ora como a maioria dos dentistas depende dos seus higienistas no que respeita ao diagnóstico e controlo da doença periodontal e na descoberta de novas bolsas periodontais, é responsabilidade do higienista garantir que o registo periodontal é realizado. E isto é algo IMPORTANTE.

De acordo com Frank DeLuca, DDS, JD, o padrão para o registo de dados periodontais é realizado em toda a cavidade oral, seis pontos sondagem com todos os números registados no mínimo uma vez por ano para todos os pacientes adultos.

Não ter um update de charts periodontais coloca a clínica e os próprios profissionais numa situação potencialmente grave legalmente.

perio.jpg

É preciso ser proactivo na programação da agenda, o que significa que quando você sabe que o seu paciente precisa de uma sondagem integral na próxima visita, planifie mais tempo na agenda para que isso aconteça. Um extra de 10 minutos pode fazer toda a diferença em saber se a sondagem é feita ou não. Concordo que 45 minutos não é tempo suficiente para a realização de todas as avaliações que são de vital importância na prestação de cuidados competentes e proporcionar uma profilaxia completa.

Um outro benefício importante da sondagem em uma base regular é que vamos descobrir mais pacientes com doença mais periodontal (por vezes falhamos diagnósticos para não termos um controlo tão rigoroso). E, claro, o tratamento não cirúrgico da doença periodontal é o procedimento mais produtivo que um higienista oral executa. Então, segue-se que a sua produção vai aumentar à medida que você detectar a doença periodontal e programar o tratamento. Não podemos tratar os pacientes para a doença periodontal até que seja diagnosticada e a sondagem periodontal é a forma como ela é detectada.

Assim tanto o paciente fica grato por ter identificado e tratado a doença periodontal, como o Médico Dentista vai perceber a importância da sondagem, quer a nível clínico, quer a nível econômico para a clínica e assim conceder a liberdade de prolongar consultas para que a sondagem seja realizada.

Benefícios para o empregador do Higienista

  • É capaz de manter um registo organizado e fácil de ler;
  • Pode voltar a este chart durante as visitas futuras e comparar a profundidade das bolsas;
  • Pode atualizar o chart para manter um registo preciso do que está acontecendo na boca do paciente.

Benefícios para o Higienista

  • O Médico dentista é capaz de oferecer a melhor assistência possível e acompanhar o progresso se existirem problemas que requerem tratamento;
  • O chart periodontal oferece um ponto de referência para a evolução da saúde oral do paciente e assim adaptar tratamento e instruções de higiene oral.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s