Bruxismo

Stress é uma palavra importantíssima no Bruxismo.
O Bruxismo pode ser definido como um hábito parafuncional que consiste em movimentos involuntários ritmados e espásmicoss de ranger ou apertar os dentes, ocorrendo normalmente durante o sono.
Alguns autores dividem o termo Bruxismo em cêntrico, acto de apertar apenas os dentes, ou excêntrico, onde além de apertar os dantes há também o ranger dos dentes, porém, ambos sempre involuntários.
Na dia a dia das clínicas dentárias, (pelo menos no meu caso),  tem sido crescente o número de pacientes que nos procuram com dores resultantes de um desequilíbrio no sistema estomatognático que vem a ser a ATM (Articulação Temporo Mandibular ), Dentes Músculos.
Quando um dos três elos não agüenta a pressão, o elo mais “fraco” dá de si. Pode ser os dentes com os sinais evidenciados por desgastes nos mesmos, ou cúspides facetadas ou fracturadas, até mesmo mobilidade  dentária.
Outros sinais: representados nos músculos masséter  e temporal hipertrofiados e os sintomas poderá ser dores faciais ao acordar e durante a mastigação.
Na ATM, as manifestações são diversas, dores de cabeça, dores de coluna, zumbidos no ouvido.
O tratamento muitas vezes passa por ortodontia e ajuste oclusal, mas é quase unânime a  confecção de uma Placa de Relaxamento/ Bruxismo.
Placa Relaxamento é uma placa estabilizadora, de resina acrílica ou silicone, que respeita os conceitos de máxima estabilidade mandibular em relação cêntrica e movimentos excêntricos harmoniosos através de guias específicas (protrusivas e caninas). A função da placa estabilizadora será de proteger os dentes e demais componentes do sistema mastigatório durante as crises nocturnas de Bruxismo.
Além disso a placa ainda reduzirá a actividade eléctrica de músculos elevadores da mandíbula, como masséter e temporal, reduzindo assim a tensão.
Entretanto, a colocação de placas são um tratamento, digamos, sintomático. O ideal seria o tratamento dos estados de tensão, stressantes ou ansiosos que produzem o Bruxismo.
Ou seja, recomendação obrigatória aos pacientes com bruxismo seria menos trabalho e mais diversão, mas brincadeiras, à parte, poderá ser indicado ao paciente um acompanhamento psicológico.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s