Placa Bacteriana pode favorecer formação de Coágulos sanguíneos

A Streptococcus gordonii é uma habitante assídua na cavidade oral e contribui para a formação da Placa Bacteriana. No entanto se esta bactéria entrar para a corrente sanguínea através da gengivite (pois a gengiva sangra formando uma porta de entrada para oorganismo), pode provocar estragos porque são confundidas pelo organismo humano como sendo proteínas humanas.
Cientistas da University of Bristol e do Royal College of Surgeons na Irlanda descobriram que a S. gordonni é capaz de produzir uma molécula na sua superficie e imitar uma proteína fibrinogénica humana – factor coagulador.
Isto vai activar as plaquetas que se agregam nos vasos sanguíneos podendo causar endocardite ou a inflamação dos vasos bloqueando assim a circulação sanguínea.

Cerca de 30% dos pacientes que sofrem de Endocardite infecciosa morrem e grande parte dos outros 70% necessitam de cirurgia para substituir as válvulas infectadas.

Este é mais um artigo de pesquisa, de entre muitos outros, que vem comprovar que uma boa Higiene Oral previne as doenças cardio-vasculares.

Aqui podem encontrar o artigo mencionado:
http://blog.teethremoval.com/dental-plaque-may-trigger-blood-clots/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s