TRAUMAS DENTÁRIOS NA INFÂNCIA

TRAUMAS DENTÁRIOS NA INFÂNCIA

” O meu filho partiu um dente. Que faço?”: Quantas vezes já ouvimos isto? Aqui vão algumas indicações…




passo:  Manter a calma, é fundamental a Mãe passar confiança à criança e não tornar o momento ainda mais traumático.

2º passo: Em qualquer situação, mesmo que sangre, NÃO COLOCAR GELO NO LOCAL E NÃO FAÇA BOCHECHOS! O ideal é morder a gaze no local do trauma. O gelo pode levar a lesão na polpa do dente.

  

Situação 1: Quando ocorre AVULSÃO DENTÁRIA, ou seja, extracção total do dente para fora do alvéolo.

Lave bem as mãos, segure o dentinho pela coroa , sem tocar na raiz e coloque-o dentro de um recipiente com soro fisiológico ou leite. Logo em seguida procure um dentista imediatamente!  Se o dente permanecer fora do alvéolo por menos de 1 hora e armazenado correctamente, ficará mais fácil recuperá-lo e fazer o reimplante imediato.
Mas caso não tenha sido possível encontrar o dentinho, o dentista utilizará outro método para substituí-lo.

Situação 2: Quando ocorre FRACTURA DENTÁRIA, ou seja, quando “parte” apenas um fragmento do dente mas o restante permanece intacto dentro do alvéolo. O procedimento é o mesmo:lave bem as mãos e armazene o fragmento dentro de um recipiente com soro fisiológico ou leite. O dentista poderá aproveitá-lo na restauração. Mas caso não seja possível encontrar o pedacinho, outro material será utilizado para restaurar.

Situação 3: Quando ocorre INTRUSÃO DENTÁRIA, ou seja,- o contrário da avulsão – é o deslocamento do dente para o interior do alvéolo. Pode ser total ou parcial. Nesse caso, o ideal é levar a criança imediatamente ao dentista para radiografar a extensão do trauma. O profissional irá avaliar o melhor tratamento: 1- esperar a re-erupção do dente, ou    2- reposição cirúrgica imediata com contenção ou ainda, 3- reposição ortodôntica. Quando o dentinho é de leite, o profissional avaliará ainda se houve trauma no germe do dente permanente.

    
 Resumindo:
1) Tentar recuperar o dente perdido ou , em alguns casos, apenas o fragmento.
2) Sempre segurar o dente pela coroa, nunca pela raiz.
3) Não limpe o dentinho partido, apenas armazene o dente em soro fisiológico ou leite.
4) Nunca coloque gelo no local do trauma.
5) Em seguida, procure um dentista imediatamente, e de preferência em menos de 1 hora após o trauma.

Autor: Celso Da Costa

Caros leitores, caso tenham alguma dúvida, sugestão ou crítica podem contactar-me a todo o momento para o e-mail: higienistacelso@gmail.com Higienista Oral formado pela FMDUL. - Dez 2010 - Nov 2011 Clínica Dentária Dentalis, Av 5 outubro, Lisboa, Portugal - Nov 2011- Nov 2015 Cabinet Dentaire Dr. Givel, Cossonay et St-Sulpice, Vaud, Suisse - Depois de Dez 2015 Clinique Dentaire Adent, Ecublens et Yverdon, Vaud, Suisse Agora o Blog também está no Facebook: http://www.facebook.com/OHigienistaOralBlog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s